Catecismo

para uso do povo chamado Metodista
© Sínodo da Igreja Evangélica Metodista em Portugal, 1996

PREFÁCIO

Catecismo é o ensino das doutrinas cristãs ou o livro que reúne, formula e explica o conjunto dos elementos essenciais da fé cristã.
A palavra catecismo é de origem grega e podemos encontrá-la no texto grego do Novo Testamento, no Evangelho de Lucas 1:4, na Carta aos Romanos 2:18 e em 1 Coríntios 14:19 referida ao ensino da doutrina. A preocupação com o ensino vem desde os primeiros tempos da Igreja. A partir do século XVI surgem catecismos da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa e das Igrejas Protestantes. Pretende-se com este documento apresentar uma declaração tão clara quanto possível da fé cristã.
Espera-se que este seja antes de mais um instrumento de base para preparação de novos membros da Igreja, podendo ser utilizado por jovens, adultos ou por grupos de estudo para um mais profundo e renovado conhecimento sobre a fé. Pode ser ainda um meio acessível de informar pessoas, em especial jovens que procuram a Igreja e não compreendem a tradicional linguagem cristã, uma vez que ao longo do texto os remos teológicos vão sendo explicados.
Procura-se conjugar as várias partes do Catecismo com a experiência daqueles que actualmente querem ser membros da Igreja. Dessa forma a primeira parte trata do compromisso com Jesus Cristo, seguindo-se matéria sobre a vida cristã, a oração, a Igreja, Sacramentos e Credos, e finalmente uma parte sobre o Metodismo.
Para facilitar a compreensão há notas explicativas e referências bíblicas a par do texto. É importante que este Catecismo seja acompanhado da leitura da Bíblia para que se compreenda a base bíblica das respostas. Para um estudo mais aprofundado de cada matéria são indicadas outras leituras. Na antiga tradição da Igreja são sugeridos momentos devocionais para concluir cada capítulo de estudo.
Não se pretende que esta exposição seja exaustiva nem que seja o único modo de compreender e ensinar a fé cristã, nem que encerre esse ensino. A verdadeira aprendizagem é aquela que se realiza ao longo da vida e é nesse processo que somos desafiados e chamados ao discipulado de Jesus Cristo.