Entrada Princípios Catecismo I - O que é um Cristão?

I - O que é um Cristão?

1. O que é um cristão?

Cristãos são aqueles que:
- acreditam que Deus se revelou a Si próprio em Jesus Cristo;
- aceitam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador;
- vivem em comunhão com Deus e no poder do Espírito Santo;
- e tomam o seu lugar na comunidade da Igreja de Cristo.

1. Deus: ver 56, 57

Jesus Cristo: "Cristo" vem da palavra grega christos que significa "ungido" e é uma tradução da palavra hebraica de onde nos vem a palavra "Messias". Jesus é chamado o Cristo porque ele é o escolhido por Deus para cumprir o Seu plano, relatado no Antigo Testamento, o livro sagrado do povo Judeu. Os judeus esperavam um Rei Prometido que iria servir o povo de Deus e estabelecer um reino de paz para toda a humanidade. Ver também 58, 59, 60, 61

Espírito Santo: ver 62
Comunhão com Deus: ver 37
Igreja: ver 43

Actos 11:26       João 1:1-5, 14-18
João 14:8-11       Hebreus 1:1-3

2. O que é a chamada do cristão?

Um Cristão é chamado por Deus:
- para confiar e seguir a Jesus Cristo;
- para se manter na sua companhia;
- para aprender com as suas palavras e acções;
- e partilhar da sua missão, no poder do Espírito Santo, na companhia de outros cristãos.

2. Marcos 1:16-20; 3:13-15
João 20:21-22
Actos 1:8

3. Qual é a missão de Jesus Cristo?

Proclamar a vinda do Reino de Deus, chamar pessoas ao arrependimento e a receber o Reino de Deus, renunciar aos seus pecados e crer na Boa Nova.

3. Reino de Deus: ver 22
Boa Nova: ver 7
Arrependimento: ver 4
Pecado: ver 5

Marcos 1:14-15

4. O que é o arrependimento?

Arrependimento é renunciar ao pecado, lamentando-o com tristeza e, voltando-se para Deus, buscar o perdão e a vida nova em Jesus Cristo.

4. Lucas 3:1-14; 15:17-20
Amós 5:10-15
Salmo 51:1-14

5. O que é o Pecado?

Pecado é a condição de alheamento de Deus que afecta toda a humanidade. Pecados são acções, palavras e pensamentos, específicas, que derivam da nossa condição pecadora e que negam a presença, o poder e o propósito de Deus.

5. Romanos 3:9-18, 23; 7:13-20
Salmo 51:1-5

Nota: São várias as palavras usadas na Bíblia para pecado, com diferentes matizes de significado, por exemplo: ofensa (contra leis morais), injustiça, falta, ilegalidade, impiedade.

Bíblia: ver 52

6. Quais são os efeitos do pecado?

O pecado impede o efeito da graça divina. Corrompe as nossas relações com Ele e uns com os outros, com o mundo onde vivemos e connosco próprios. O efeito do pecado é discórdia, onde Deus pretendia harmonia.

6. Graça: ver 10
Génesis 3:14-19
Tiago 4:1-3

7. O que é a Boa Nova?

Deus actuou decisivamente em Jesus Cristo para lidar com a nossa condição pecadora: isto é, Ele agiu para nos salvar. Deus oferece-nos o Seu amor, perdão, aceitação e nova vida em Cristo.

7. João 3:16
Actos 10:36-43

8. O que é Salvação?

Salvação é o perdão do nosso pecado, libertação da culpa, e a dádiva de vida nova em Cristo. É um processo que começa agora, dá-nos vitória sobre a morte e é completado com Deus nos Céus.

8. Céus: ver 18

Marcos 2:1-4; 10:28-31, 45
2 Coríntios 5:18-21
Romanos 5:15-21

I Estudo adicional

Liturgia da Recepção de Membros

Devocional

Leitura: João 1:35-41
Hinos: H.E. 322, 365, 366
Oração: "Ó Deus Todo-Poderoso, por cuja graça somos aceites e chamados para o Teu serviço, fortalece-nos com o Teu Espírito Santo e faz-nos dignos da Tua chamada; por Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém."