Entrada Notícias Aniversário da Igreja Metodista

Aniversário da Igreja Metodista

A origem da Igreja Metodista em Portugal resultou do testemunho de dois leigos ingleses, Thomas Chegwin, em 1854, e James Cassels, dez anos mais tarde. Ambos foram responsáveis pela iniciação de pequenos grupos no estudo bíblico e na oração, adoptando o modelo criado por John Wesley no seu sistema de classes.

Em 1868 foi construída a primeira capela Metodista em Vila Nova de Gaia, onde se celebraram os primeiros baptismos infantis e cultos de Sagrada Comunhão. O crescimento do Metodismo, sob a liderança de Cassels, tornou-se evidente e sucessivos apelos foram dirigidos à Sociedade Missionária Metodista, de Londres, solicitando o envio de um missionário para orientar este trabalho. O pedido acabou por ser atendido e um jovem ministro, Robert Hawkey Moreton, foi enviado em 1871. Chegou ao Porto no dia 16 de Fevereiro, data que passou a constar como a do aniversário por ter sido considerado que a partir daquele dia a Igreja Metodista em Portugal foi organizada formalmente.

Moreton era um homem prudente, que só recebia membros após um período de prova prolongada.

Em poucos anos a Igreja Metodista edificava a Igreja Metodista do Mirante, o seu primeiro lugar de culto na cidade do Porto, e lançava a sua grande cruzada educacional contra a grande taxa de analfabetismo através da abertura de Escolas Primárias.

Partilhar Cristo pela palavra e pela acção continua a ser o cumprimento da missão da Igreja Metodista em Portugal.