Conselhos de Igrejas da Europa em Lisboa

Lisboa acolheu o Encontro dos Conselhos Nacionais de Igrejas da Europa.

A cidade de Lisboa acolheu pela primeira vez a reunião dos Conselhos Nacionais das Igrejas da Europa, entre os dias 31 de Maio e 3 de Junho, na Catedral da Igreja Lusitana – Comunhão Anglicana, à Rua das Janelas Verdes.
O encontro anual é promovido pela CEC – Conferência das Igrejas da Europa (www.ceceurope.org) uma comunhão de 114 Igrejas Ortodoxas, Protestantes, Anglicanas e Velho Católicas de toda a Europa, incluindo 40 Conselhos Nacionais de Igrejas e Organizações.
No evento estiveram representados os Conselhos Nacionais, entre os quais o COPIC – Conselho Português de Igrejas Cristãs, que integra as Igrejas Metodista, Presbiteriana, Lusitana (Comunhão Anglicana) e recentemente a Igreja Evangélica Luterana Alemã do Porto.
O programa contemplou tempo de partilha, experiências e visões acerca do que está a acontecer em cada Pais, sob a coordenação do Secretário-geral da CEC, Rev. Heikki Huttunen, uma reflexão sobre a Comissão para os Migrantes na Europa, pelo Rev.  Alfredo Abad Heras, uma apresentação sobre “Características e Tendências da Religião em Portugal” pela Professora Helena Vilaça, uma intervenção sobre “A Comissão da Liberdade Religiosa” pelo Dr. Fernando Loja, uma apresentação sobre “Migração e Refugiados” pelo Sr. Cardeal Patriarca D. Manuel Clemente, seguida da exposição sobre "O Apoio aos Refugiados" pelo Dr. Rui Marques da Plataforma de Apoio aos Refugiados e uma intervenção sobre “Rede Europeia sobre o Ambiente” pelo Rev. Dr. Peter Pavlovic.
A convite do Cardeal Patriarca de Lisboa, os participantes foram visitar o Mosteiro de S. Vicente de Fora e conhecer alguns locais históricos da cidade.
No fim foi enviada uma carta aos Conselhos Nacionais das Igrejas no Reino Unido sobre o referendo que vai ter lugar no dia 23 de Junho de 2016, para decidirem a continuidade ou não na União europeia.
Pela sua novidade o Encontro certamente despoletou novos desenvolvimentos ecuménicos no âmbito dos temas abordados. O Ecumenismo em Portugal saiu revigorado.

Lisboa, 03 de Junho de 2016

Para mais informações consultar:

www.copic.pt

www.ceceurope.org