Entrada Notícias XIX Fórum Ecuménico Jovem

XIX Fórum Ecuménico Jovem

alt

No sábado, 4 de novembro aconteceu no Seminário Menor em Braga o XIX Fórum Ecuménico Jovem com o tema “Eis que faço novas todas as coisas”. Presentes estiveram cerca de 300 jovens das Igrejas Católica Romana, Metodista, Lusitana e Presbiteriana.
Após um período de acolhimento o programa teve início com a celebração inicial composta por tempos de louvor, leituras bíblicas e oração. Em seguida e já num espaço de auditório decorreu o painel de debate sobre a atualidade da Reforma Protestante do qual fizeram parte a Pastora Eva Michel da Igreja Presbiteriana, a Joana Teixeira da Igreja Metodista, o Pe. José Pedro da Igreja Católica Romana e o Professor João Duque da Faculdade de Teologia da Universidade Católica. A moderar este painel que levou os jovens a ouvir e a refletir sobre como viver a Reforma hoje esteve o Pe. João Aguiar Campos do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja Católica Romana.
Durante a tarde, e depois de um almoço partilhado, aconteceram diversos workshops desde teatro, música, grafiti, política, ciência e fé, oração entre outros que depois contribuíram para a Festa de Cristo, o momento final deste Fórum.
O XIX Fórum terminou com a distribuição de pequenos pinheiros como gesto de envio alertando todos os presentes para a responsabilidade que temos enquanto mordomos da criação de Deus, lembrando também a reflorestação que é necessária depois dos vários incêndios que destruíram muita da floresta no nosso país.
A Igreja Metodista fez-se representar por um bom grupo de jovens e Pastores de várias das igrejas locais assim como pelo Bispo Sifredo Teixeira que faz parte do Grupo Coordenador deste Fórum.