Entrada Estrutura Estrutura Administrativa

Estrutura Administrativa

DO SÍNODO
Da Natureza
O Sínodo é o órgão supremo de unidade da Igreja e suas funções são legislativas, deliberativas e administrativas.
COMISSÃO EXECUTIVA
Da Natureza
A Comissão Executiva é o órgão que administra a Igreja entre Sínodos.
DO CONSELHO PRESBITERAL
Da Natureza
O Conselho Presbiteral é o órgão responsável pela manutenção da unidade Bíblico-Teológica da Igreja.
DO CIRCUITO
Da Natureza
O Circuito é a área sob supervisão de um Coordenador e jurisdição do Plenário do Circuito para integrar, articular e promover a acção missionária das igrejas locais.
PLENÁRIO DO CIRCUITO
Da Natureza
O Plenário do Circuito é o órgão deliberativo e administrativo da área da sua jurisdição.
DO PLENÁRIO LOCAL
Da Natureza
O Plenário Local é o órgão deliberativo e administrativo da igreja local.
DA JUNTA LOCAL
Da Natureza
A Junta é o órgão administrativo da igreja local entre Plenários.
Princípio da Conexão
Este é o termo usado para descrever a Igreja Metodista ligada através de Circuitos e Distritos. Estes formam a Conexão.
A Conexão Metodista pode ser comparada à comunhão dos santos; é um duplo processo, é uma interdependência, um apoio mútuo, um foco de visão e um extraordinário apoio.
"É estar na Conexão que me salva a mim e ás igrejas que sirvo de sermos cristãos mesquinhos e introvertidos, convertendo as nossas igrejas em pequenos clubes religiosos. A Conexão constantemente nos obriga a pensar em grande, assim como a apoiarmo-nos mutuamente quando tentamos fazer grandes coisas para Deus, ou, pelo menos, pequenas coisas da melhor maneira."
Os seus recursos "acendem faíscas locais, aumentam a consciencialização, estimulam a missão, alargam horizontes que podiam ser demasiado estreitos, provocam a reflexão sobre matérias bíblicas, renovam as ideias sobre adoração e ajudam a igreja local a fazer parte de um mundo maior, em nome de Cristo."