Entrada Estrutura Relações Nacionais/Internacionais

CEPPLE

Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa

“O que podemos fazer juntos, não devemos fazer separadamente”

Quem somos?

A Conferência das Igrejas Protestantes dos Países Latinos da Europa (C.I.P.P.L.E. em Português) é uma contribuição para a construção europeia com uma forma original de cooperação entre Igrejas Protestantes do Sul da Europa (Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica e a Suíça de expressão francesa).
Fundada em 1950, com o objectivo histórico de apoiar especialmente as Igrejas Protestantes de Espanha e Portugal por Igreja irmãs, esta conferência antecipava outras formas de solidariedade e cooperação para além das nações, com vista ao testemunho do Evangelho.
A CIPPLE congrega Igrejas de tradições diversas do ponto de vista teológico (reformados, metodistas, episcopais, luteranos, valdenses baptistas, etc.) apoiando-se mutuamente e em conjunto testemunharem como Igrejas da Reforma Protestante nos países latinos.
A Assembleia Geral da CIPPLE tem lugar de quatro em quatro anos, com os delegados das Igrejas membros. Além da avaliação do trabalho realizado, traça também as grandes linhas de acção para o futuro. Ratifica também a Equipa de Continuação, a qual coordena as actividades segundo as directrizes da Assembleia Geral.

Três características principais

1. Proximidade geográfica, a Europa mediterrânica, o que permite contactos internacionais, visitas recíprocas e uma cooperação em programas concretos.
  2. Afinidades culturais: parentesco linguístico, semelhança de situações (congregações dispersas territorialmente e quase sempre minoritárias)
  3. Laços históricos que se foram tecendo pelas difíceis situações de algumas Igrejas, especialmente onde o catolicismo romano se apresentava como o Igreja, numa situação próxima do poder do Estado.
A CIPPLE é um polo de sensibilidade “latina” e de solidariedade de proximidades. Por isso, a CIPPLE contribui como Plataforma entre os seus membros para os trabalhos da Conferência das Igrejas da Europa (CIE, ou CEC) e do Conselho Mundial ou Ecuménico de Igrejas (CMI, ou WCC).

As nossas propostas

- A CIPPLE procura promover e encorajar encontros especializados entre representantes das igrejas membros.
  • Seminários para responsáveis pela emissão de programas protestantes na rádio e na TV
  • Colóquios de professores de teologia
  • Encontros de responsáveis de Escolas Dominicais e ensino religioso nas Escolas
  • Encontros de Mulheres dos Países Latinos
  • Colóquios sobre temáticas da actualidade
  • Capelania nos Hospitais e nas Prisões
  • Emigrantes e Exilados pedindo asilo
  • Situação das minorias religiosas, da Europa do Sul na sua relação com o Estado e as Leis vigentes

- Procura desenvolver o intercâmbio e os laços entre os responsáveis máximos das Igrejas, por altura dos Sínodos ou Assembleias, ou também entre membros das comunidades locais.
  • encontros internacionais
  • visitas mútuas entre comunidades
  • geminação entre paróquias

- Contribui para a circulação de informação entre as Igrejas membros quanto ao seu empenhamento e projectos concretos, bem como nos trabalhos teológicos em curso.
- Segue de perto a reflexão da Conferência das Igrejas da Europa e do Conselho Mundial de Igrejas.
- Procura representar a especificidade do protestantismo latino nas diversas instâncias europeias.

Igrejas membros da CEPPLE

Bélgica