Departamento da Juventude Metodista

DJMP

Quem Somos?

A Juventude Metodista Portuguesa representa todos os jovens que estão ligados à Igreja Evangélica Metodista Portuguesa.

Como nos Organizamos?
A 17 de fevereiro de 1979 surgiu no Encontro Nacional dos Jovens Metodistas o primeiro modelo de organização de juventude metodista portuguesa - O Departamento de Juventude.
Atualmente, o Departamento de Juventude Metodista Portuguesa compreende os seguintes órgãos: Plenário, Mesa do Plenário, Direção Nacional e Conselho Fiscal.

Qual a nossa Missão?

• Testemunhar Jesus Cristo, como Senhor e Salvador.
  • Promover o crescimento espiritual da juventude, pela divulgação do Evangelho.
  • Contribuir para a afirmação de uma juventude esclarecida e comprometida com o próximo, disponível para servir a comunidade.
  • Apoiar as Igrejas Locais na criação de espaços e momentos para que os jovens possam, com autonomia, e ainda que sob orientação, aprender e falar de Jesus Cristo.

Quais as nossas Atividades?

Semana Bíblica de Férias

Esta é uma atividade importante para os jovens metodistas, reunindo momentos de convívio, espiritualidade e evangelização.

Domingo da Juventude

Este é um dia especialmente dedicado aos jovens. Os grupos e núcleos de jovens celebram nas suas igrejas locais o culto dominical, tendo por base uma liturgia preparada pelo Departamento.

Vigília e Oração

Anualmente o Departamento da Juventude prepara uma liturgia para a Vígilia de Oração e propõe que todos os grupos e núcleos a realizem nas suas comunidades.
Encontro Musical
Esta é uma atividade que visa reunir os jovens metodista através da música. É um Encontro que procura levar às igrejas locais um tempo de louvor e adoração a Deus onde todos são convidados a participar.

Atividades Internacionais

O Departamento está representado no Conselho Europeu de Juventude Metodista.

Atividades Ecuménicas

O Departamento tem tradição nas relações ecuménicas, tendo já pertencido ao Secretariado Ecuménico de Juventude do COPIC.
Atualmente, integra o grupo coordenador do Fórum Ecuménico Jovem, que tem vindo a intensificar as relações entre os jovens das igrejas Católica Romana, Lusitana, Metodista e Presbiteriana.

Participação na Vida e Órgãos da Igreja

• O Departamento de Juventude participa nos diversos órgãos da Igreja Metodista, estando representado no Sínodo, na Comissão Executiva.

• Os jovens intervêm igualmente noutras áreas da vida igreja.

Visão

• Promover, coordenar e desenvolver, a nível nacional, e em articulação com os Grupos e Núcleos de Jovens Locais, atividades que aproximem todos os jovens, crentes e não-crentes.
  • Apoiar e dinamizar os Grupos e Núcleos de Jovens Locais, para que sejam capazes de se organizar e promover atividades que permitam divulgar o Evangelho.
  • Incentivar os jovens a assumir um papel ativo na vida da Igreja e da sociedade.
  • Inovar nos meios e na forma de divulgar o Evangelho.
  • Dialogar, colaborar e estabelecer parcerias com outras organizações ou estruturas, nacionais ou internacionais.

Departamento de Juventude Metodista Portuguesa

Praça Coronel Pacheco, 23