Federação Metodista de Mulheres

Deus Criador,
Envolvidas pelo Teu divino amor,
alimentadas através do Teu filho Jesus,
desafiadas pelo Teu Santo Espírito…
Estamos no mundo para trazer Paz
e Justiça, Reconciliação no Amor,
e Esperança para todo o Teu povo.

Que as nossas vidas possam alargar-se
como os ramos da Árvore da Vida,
produzindo frutos de Unidade e Amor.
Oferecemos louvor e graças
a Nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo, Amem.

Preparada pela W.F.M.W.

Apocalipse 22:2

A FEDERAÇÃO METODISTA DE MULHERES é o Departamento que desenvolve e promove atividades direcionadas para mulheres.

SÃO FINS DA FEDERAÇÃO:

• Promover, coordenar e desenvolver a ação entre as mulheres metodistas com vista ao aprofundamento e divulgação da mensagem de Cristo, Palavra de Deus.

• Promover o intercâmbio com mulheres e organizações de outras Igrejas.

• Criar e apoiar o trabalho social e cultural da Igreja.

• Desenvolver contactos com organizações seculares de mulheres que visem fins espirituais e sociais idênticos.

O SEU LEMA:

Amar e Servir

UMA PERSPETIVA HISTÓRICA

Com a instituição da Federação a nível nacional, em 1980, os grupos existentes continuam as suas atividades de forma mais organizada, conseguindo um produto mais positivo e extensivo.

1. A Organização

A Federação ao ser instituída pressupõe, logo à partida, a partilha de experiências e a vida em comum; é o Plenário, que tem lugar anualmente, o órgão que viabiliza a vida em comum.
Por de trás de todas as atividades, encontra-se a Direção da Federação constituída pela Presidente, Vice-Presidente, Correspondente, Secretária, Tesoureira, Editora da Árvore da Vida e Secretárias de Circuito; cabe à Presidente a coordenação e a supervisão dos trabalhos, inserindo a Federação no âmbito da F
ederação Mundial.

2. Os Regulamentos

Para um bom funcionamento das sociedades, a preparação de regulamentos escritos que estabeleçam directrizes, faz-se sentir; eles são preparados em 1980 e revistos mais tarde, vindo a ser aprovados pelo Sínodo em 1991.

3. Os Estatutos

Aparecem em 1985 com a finalidade de estruturar a Federação; mais tarde reformulados, vêm a ser aprovados em simultâneo com os regulamentos, no Sínodo de 1991.

O ÂMBITO DE ATUAÇÃO

O lema da Federação mundial Conhecer Cristo e torná-lo conhecido assim como o nosso Amar e Servir determinam a nossa abertura, o desejo profundo de estabelecermos contactos, quer com outros grupos de mulheres metodistas, através de todo o mundo, quer com outros grupos de mulheres cujos objetivos se coadunem com os nossos, isto é, em nome do nosso Senhor e Salvador, esforçarmo-nos por criar melhores condições para o nosso próximo, tanto a nível espiritual, como intelectual, como físico.

1. O Envolvimento Local

A Federação das Mulheres envolve-se em tarefas diversificadas. Na generalidade, podemos apontar como tarefas prioritárias:

• o estudo bíblico

• momentos de louvor

• encontros sociais

• trabalho social

• visitação

• hospitalidade

2. Os Materiais

Ao longo dos tempos, conforme as possibilidades financeiras, a Federação tem-se empenhado em produzir materiais, quer informativos, quer didácticos, visando fornecer elementos de trabalho às Sociedades. É o caso de:

• "Tome e lê"

• "Cântico novo"

• "Árvore da Vida"

• "Vamos Mudar"

• "As mulheres e a Sida"

• "Fé e Festas"

• "Chamada à Solidariedade"

3. As Representações

Sempre que surge uma oportunidade, a Federação envia delegadas que a representem em Encontros, Conferências e Palestras, dentro do mundo metodista e no âmbito ecuménico, com vista à troca de experiências assim como a um esclarecimento consciente do que outros grupos metodistas ou de outras confissões estão empreendendo.

ATIVIDADES EM QUE A FEDERAÇÃO SE EMPENHA

1. Setor espiritual

• Movimento das mulheres em cada igreja da Igreja nacional

• Retiro Espiritual

• Inserção no Dia Mundial de Oração (interdenominacional)

• Ligação ecuménica com outros Movimentos de mulheres

2. Setor Educacional

• Bolsas de apoio a adolescentes e jovens [Ens. Secundário e Superior]

3. Setor Social

• Apoio aos Programas de 3ª Idade da I.E.M.P.

4. Setor Internacional

• Intercâmbio a nível de Congressos e Encontros interdenominacionais

• Culto anual a nível mundial (cada ano, mulheres de uma nação diferente preparam este culto)